Como criar um sumário automático no Word 2016

Prof. Tiago Lacerda
TG-DOXA

Como criar um sumário automático no Word 2016


Com o sumário automático você pode manter atualizado tanto o número de páginas quanto os títulos e subtítulos dos capítulos de seu texto. É de grande valia principalmente para quem tem um trabalho muito grande que precisa voltar e verificar o tempo todo se a paginação mudou. Ideal para formatação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, Dissertação, Tese e livros.

Vamos lá!

Passo 01:
Antes de começar a formatar os títulos, vamos abrir a guia "inserir" e adicionar uma página em branco em seu trabalho. Ela será utilizada para o sumário!



Passo 02:
Posicione o cursor de texto sobre a página em branco que você acabou de criar. Em seguida, na guia “Referências”, clique em “Sumário” e escolha uma das opções de sumário automático.

Passo 03:
Vai aparecer a seguinte mensagem:
Passo 04:
Agora vamos começar a criar nosso sumário!
Selecione o título que deseja que apareça em seu sumário. Depois na guia "Referências" clique em adicionar texto e escolha o tipo de "seção", se é nível 1, 2 ou 3. Para os títulos de primeira seção escolha nível 1 como na imagem a seguir.

Passo 05:
Em seguida, na mesma guia clique em "Atualizar Sumário"

Automaticamente seu título já irá aparecer na página em branco que você selecionou para ser seu sumário:

Passo 06:
Após fazer isso com todos os títulos e subtítulos que quiser que apareçam no Sumário, você poderá clicar sobre o sumário e aparecerá a opção atualizar sumário. Nela você poderá escolher atualizar apenas os números de páginas ou atualizar o índice inteiro.

Pronto! Seu sumário foi gerado e agora lembre-se que ele só atualizará quando você solicitar. Por isso é importante que você ao finalizar o trabalho volte ao Passo 06 para atualizá-lo.


Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem