Pular para o conteúdo principal

Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade I (UNIP)


Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade I (UNIP)

 01) (SEE-AP, 2005) A recepção da primeira corrente sociológica (positivismo) no Brasil ocorreu no final do século XIX, com o advento da República. No entanto, alguns fatos importantes mostram que a Sociologia, no Brasil, como conhecimento sistemático e metódico, apenas surge com:
                                   
a) O lançamento do livro Casa Grande & Senzala, em 1933.
b) A Proclamação da República.
c) A fundação da Universidade de São Paulo, na década de 1930.
d) O final da Segunda Guerra Mundial.
e) A vinda da família real para o Brasil.

Resposta correta: letra C. Comentário: Embora o ensino da Sociologia tenha se iniciado no país no final do século XIX, a produção de conhecimentos sistemáticos e formação de quadros tem início com a fundação do curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, na década de 1930.

02) (SEE-GO, 2003)  - A bandeira de luta por uma “escola única, pública, laica e gratuita” foi erguida pelos assim chamados pioneiros da Escola Nova. Sobre esse movimento, é CORRETO afirmar:
                                   
a) Tem no pragmatismo, no progressismo e no misticismo protestante suas bases teóricas.
b) Propunha um retorno aos estudos de latim e grego no curso secundário, sob a inspiração do ratio studiorum dos jesuítas.
c) Trata-se de uma escolha explícita do referencial didático de Comênius.
d) Sua influência no Brasil deve-se a Anízio Teixeira, Lourenço Filho e outros.
e) Foi lançado por Benjamin Constant, primeiro titular da pasta de Educação da República Velha.

Resposta correta: letra D. Comentário: A defesa da educação pública, laica e gratuita no Brasil teve forte influência de Anízio Teixeira e Lourenço Filho, que assinaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, e marcaram o início do movimento educacional denominado Escola Nova.

03) (SEE-PA, 2008, ADAPTADA) A Sociologia e as outras ciências sociais compartilham:     
                       
a) Ideologias e fatos sociais.
b) Realidades sociais e ostracismo.
c) Estratégias metodológicas e problemas.
d) Campo de estudo claramente definido e recursos metodológicos delimitados.
e) A especificidade de seu objeto de pesquisa.

Resposta correta: letra D. Comentário: A Sociologia como ciência compartilha com os outros campos científicos a definição de um campo de estudos claramente definido e recursos metodológicos delimitados.

04) (SEE-PA, 2008, ADAPTADA) A Sociologia proclama o que aparentemente é óbvio para o senso comum porque a:

a) Realidade consiste sempre de questões irrelevantes.
b) Natureza das relações sociais são monótonas.
c) Pesquisa social não está separada do mundo social que descreve.
d) Realidade social expressa-se por meio das relações de poder e do folclore.
e) Aa realidade é autorrevelada.

Resposta correta: letra C. Comentário: O senso comum formula suas concepções em torno do aparente e não resiste a um sistema de análise mais profundo, pois a pesquisa na área de Sociologia trata de um objeto que é vivenciado no senso comum.

05) (SEE-PA, 2008, ADAPTADA) Segundo Anthony Giddens, a Sociologia é uma disciplina:

a) Que estabelece uma relação indireta com a vida cotidiana.
b) Cujo centro do poder, na atualidade, está na América Latina.
c) Específica, que procura dar conta de aspectos metassociológicos.
d) Generalizante, que se ocupa, predominantemente, da modernidade.
e) Isolada por conta de seu objeto de pesquisa ser muito específico.

Resposta correta: letra D. Comentário: Na análise sobre a característica básica da Sociologia como ciência, Anthony Giddens considera que esta ciência possui um caráter generalizante para a compreensão da realidade social.

06) (SEE-PA, 2008, ADAPTADA)  Um dos movimentos sociais que representou todo o povo brasileiro no período de 1966 a 1968 foi o movimento:         
                       
a) Estudantil.
b) Religioso católico.
c) Contra a carestia de vida.
d) Por reformas de base na educação nacional.
e) Pelas eleições diretas.

Resposta correta: letra A. Comentários: Entre 1966 a 1968 o setor da sociedade que mais se mobilizou contra o regime militar no país foram os estudantes universitários liderados pela UNE.

07) (SEE-PE, 2008) Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolveu enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, NÃO seria correto afirmar que:

a) O senso comum se caracteriza por opiniões subjetivas e generalizantes, sem fundamentação científica.
b) Ao contrário do senso comum, a atitude científica sobre as interpretações do comportamento humano é expressa na Sociologia.
c) Faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos.
d) Para a Sociologia, seria desnecessária a preocupação com a investigação de causas e efeitos, relações entre os fatos e acontecimentos, assim como com o contexto histórico dos fatos analisados.
e) Diferentemente do senso comum, a Sociologia não parte para generalizações, ao primeiro contato com um fenômeno social.

Resposta correta: letra D. Comentário: O desenvolvimento da Sociologia como ciência se torna necessário para a investigação das causas e efeitos dos fatos sociais, das relações entre os fatos e os contextos históricos.

08) As abordagens sociológicas não podem partir de especulações livres de gabinete, tampouco podem contar com observações casuais de fenômenos sociais isolados. Isso significa que:

a) Sociologia não depende da observação propriamente científica, como ocorre com as chamadas ciências naturais.
b) O conteúdo teórico é necessário e é suficiente para a elaboração de uma pesquisa sociológica.
c) A ciência não se distingue da Filosofia quanto ao método, sendo, na primeira, menos rigoroso em relação à observação dos fatos e experimentação.
d) Somente a abordagem científica tem valor, devendo-se descartar qualquer especulação e observação casual. Assim, não se deve confiar em outras formas de conhecimento.
e) A Sociologia é uma ciência e, portanto, tem um caráter investigativo, experimental e de observação.

Resposta correta: letra E. Comentário: A compreensão dos processos sociais mais amplos, sob a perspectiva científica, requer a utilização dos métodos científicos de investigação, como a experimentação (em casos específicos) e a observação da realidade.

09) Assinale a alternativa que melhor completa a frase a seguir:

O sociólogo não necessita e não consegue estudar tudo de uma sociedade, mas não pode desconsiderar o todo, pois cada elemento ou aspecto, aparentemente isolado do tecido social...
                                   
a) Está imantado pela totalidade do sistema social.
b) Não expõe a totalidade das relações sociais.
c) Não se distingue de outros elementos.
d) Reflete sempre a parcialidade dos fenômenos sociais.
e) Revela, por si só, todos os aspectos particulares de uma sociedade, não havendo necessidade de prolongar pesquisas, que devem ser sempre breves e simples, esgotando os temas sociológicos.

Resposta correta: letra A. Comentário: A compreensão das relações sociais requer uma análise dos processos sociais mais amplos, pois os fatos isolados guardam relações com a totalidade do sistema social.
                                   
10) Estudar a sociedade é estudar as relações sociais e as relações sociais não constituem uma realidade física imediatamente perceptível. Podemos ver as ações, o comportamento dos homens, mas não podemos ver as relações sociais. Assinale a alternativa que melhor complementa a ideia do texto:
                                   
a) É impossível fazer Sociologia com objetividade científica.
b) Pode até mesmo acontecer de as ações humanas, em vez de revelarem, ocultarem as relações entre indivíduos, grupos e categorias sociais.
c) Ao sociólogo convém uma qualificação em Psicologia, sem a qual não poderá garantir rigor científico.
d) Torna-se absurda a ideia de neutralidade científica, pois o pesquisador procurará sempre o seu objeto de estudo com uma intencionalidade evidente.
e) Cabe ao sociólogo a tarefa de buscar soluções para os problemas sociais, partindo de ideias universais e valores humanitários.

Resposta correta: letra B. Comentário: A compreensão das relações sociais requer estudo científico da própria sociedade, pois as ações humanas não são autorreveladoras e podem ocultar a estrutura social.
                                   


Comentários

Popular Posts

Questões de filosofia com gabarito

QUESTÕES DE FILOSOFIA – COM GABARITO   EPICURO 01) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.(EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In : SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974). No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:   a) Alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) Valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) Aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação d) Refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade. 02) Leia o trecho da Carta a Meneceu:"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que

01 - Mito e Filosofia (Questões com gabarito)

Quando pensamos na transição entre o mito e a filosofia salientamos que mesmo a filosofia nascente trazendo uma proposta mais racional em relação à toda explicação mítica, ela ainda apresentava "vínculos" com a antiga forma de conceber o universo, principalmente se tomamos como exemplo os jônios e todo o pensamento que busca na natureza e seus elementos aquilo que seria o princípio universal de todas as coisas. Enquanto o mito não se importava com as contradições e contos fabulosos, a filosofia organiza seu percurso através da lógica e do uso da razão. Mas não nos enganemos com essa simples colocação, pois há uma ruptura perceptível entre ambas. Enquanto o mito é envolto de crenças inquestionáveis, a filosofia nasce do próprio rechaço às explicações inquestionáveis e promove uma problematização de tudo. Ela rejeita o sobrenatural e a interferência dos deuses na explicação dos fenômenos naturais. Ela busca ao contrário do mito definir os conceitos e se organizar como um

Questões sobre Filosofia Estética com Gabarito

01) “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpr

Questões de prova sobre Ética e Moral - Prova I - Com Gabarito

01) "Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livres e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003). Sobre a moral, é CORRETO afirmar que:  a) O estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. b) A moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. c) A moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. d) Através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. e) Todas as alternativas acima estão erradas 02) A teoria Ética de Kant e Stuart Mill

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre Filosofia Estética com Gabarito

01) “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpr

Questões sobre Filosofia Política

Questões sobre Filosofia Política Livro: Fundamentos de Filosofia (Gilberto Cotrim) 1) Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política. Resposta: Na concepção clássica grega o conceito de política refere-se à arte de governar a polis, ligada ao bem comum e à ética. Enquanto que na modernidade, o conceito passou a ser estritamente ligado ao poder, ou seja, a métodos de se conseguir algo. Sendo assim, a questão ética , que está implícita na ideia de bem comum é colocada em segundo plano ou totalmente abandonada. 2) Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Explique essa afirmação. Resposta: A afirmação quer dizer que “poder” é a capacidade de alcançar algum objetivo, utilizando artifícios como os econômicos. Poder vem do latim potere, posse “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente à faculdade, capacidade, recursos para produzir certos efeitos, segundo o filosofo inglês Bertrand Russell poder é a capacidade de fazer c

Questões de prova sobre Ética e Moral - Prova I - Com Gabarito

01) "Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livres e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003). Sobre a moral, é CORRETO afirmar que:  a) O estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. b) A moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. c) A moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. d) Através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. e) Todas as alternativas acima estão erradas 02) A teoria Ética de Kant e Stuart Mill